top of page

                            Cuidados

Você acaba de adquirir um filhote, fofo, muito simpático, mas não tem a menor idéia de como cuidar dele. E Agora?...Mantenha a calma, leia as dicas abaixo, e você verá que não é tão difícil quanto parece. 

Alimentação - 

Mesmo que ele não queira a ração , insista .

Não fique tentando oferecer outro tipo de alimento como carne, arroz , isso só vai piorar , misture ração úmida junto com a ração seca se for o caso , assim vai torná-la mais atrativa .

• Os filhotes comem de 3 a 4 vezes ao dia quando pequenos .

• Os filhotes passam a comer menos a medida que vão crescendo , assim reduza o número de refeições gradativamente , quando se tornar adulto a partir de 1 ano de idade passará a comer 2 x ao dia .

• A ração para cães adultos deverá ser dada a partir de 1 ano de idade , o excesso de alimentação poderá causar uma obesidade .

• Restos de comida , doces, massas, deve ser evitado ao máximo .

• Mudanças alimentares devem ser feitas de forma gradativa .

• O filhote que não recebe uma alimentação balanceada necessita de complementação de cálcio e vitaminas no primeiro ano de vida , época de crescimento muito acelerado , a falta disso nesta época causará o raquitismo , no entanto , se houver uma boa alimentação a necessidade de cálcio estará suprida , de qualquer forma o Vet. que vai acompanhar o crescimento de seu filhote deverá analisar o tipo de alimentação e a necessidade de cálcio e vitamina

 

Seguindo as regrinhas básicas de boa convivência e cuidando bem de seu mais novo amigo e membro da família vocês terão longos e gratificantes anos .

Banhos - 

A partir dos 60 dias com produtos especìficos para seu filhote , existem para todos os tipos de pelagem, assim como produtos antialérgicos , para tratamentos dermatológicos , se informe direitinho sobre o produto certo a ser utilizado .

Não use produtos de humanos, são muito fortes para a pele dele.

Não use produtos fortes no filhote com menos de 6 meses de idade , caso apareça pulga ou carrapato peça para o Vet. indicar um produto correto .

Os banhos podem ser semanais ou quinzenais , dependendo do local onde morar, do tempo , se preocupando sempre com a total secagem dos pelos com o secador no morno , abra a pelagem para que o ar do secador chegue até a raiz dos pêlos , assim garantirá que ele fique bem seco evitando assim o aparecimento de fungos ou até mesmo que ele fique resfriado , não esqueça de colocar algodão dentro do ouvidinho para que não entre água, depois tire e seque bem com bastante cuidado .

É normal eles chorarem durante o banho e principalmente durante a secagem, eles assustam é novidade para eles, depois com a frequência dos banhos eles vão se acostumando .

Escovação - 

Escovar diariamente seu filhote para a retirada de pelos mortos e poeira , verificar a presença de parasitas ( pulgas e carrapatos ) além de possíveis problemas dermatológicos .

 

A primeira tosa higiênica se faz aos 4 meses de idade , depois a cada 2 meses + - .

Caracterizado pela pelagem densa , se for mantido com a pelagem longa precisará de uma escovação frequente , do contrário haverá formação de nós , outra opção menos trabalhosa é deixa-lo com a pelagem aparada , aconselho a tosa filhote , na qual o comprimento dos pelos tem mais ou menos de 4 a 7 cm , ai a frequência das escovações pode ser reduzida a uma ou duas vezes por semana .

Pergunte ao profissional que fará a tosa sobre os tipos de tosa, comprimentos, pergunte se tem fotos, para depois não se arrepender .

Idade Reprodutiva -

As fêmeas entram no cio entre 6 a 1 ano de idade , o cio dura em torno de 15 dias e é acompanhado de sangramento de leve a moderado e aumento perceptível da região genital , algumas fms não apresentam sangramento, chamamos de cio seco .

O macho não tem cio , torna-se apto à reprodução a partir de 1 ano de idade, ele pode ter manifestações sexuais a partir dos 3 meses de idade , principalmente quando sentir o cheiro de uma fêmea no cio .

bottom of page