top of page

                                       Saúde

Cuidados com os olhos e os dentes -

LIMPEZA DOS OLHOS

Os olhos são naturalmente mais expostos ao contato com agentes externos , isso não só resulta em um lacrimejamento como também uma tendência a inflamações locais , para evitar que isso aconteça mantenha a região livre dos pelos compridos , prendendo sempre ou cortando, ai fica a seu critério , limpe periodicamente ao redor dos olhos com algodão embebido em soro fisiológico ou em água filtrada .

Peça para o profissional do banho e tosa cortar para vc se fizer esta opção, ele saberá a forma correta de cortar .

DENTIÇÃO

A troca dos dentes se inicia aos 3,5 meses de idade e termina aos 6 meses.

O cão tem grande tendência a formar tártaro , o que provoca o mau –hálito e a perda precoce dos dentes permanentes , a cárie também ocorre em animais que recebem alimentos doces com frequência , por isso não aconselho estas guloseimas .

A higiene pode ser feita com uma escova própria ou um chumaço de algodão , esfregando nos dentinhos , lembrando sempre que existem produtos específicos para isso, não use pasta de dente de humanos , são fortes e corrosivas .

Pedaços de cenoura crua , maças devem ser oferecidas entre as refeições para que ele seja estimulado a roer , o ato de roer é a escovação natural deles, mas as vezes ela não é suficiente para evitar o acúmulo de tártaro .

Ofereça tbém biscoitos caninos, não aconselho os ossinhos artificiais de couro, são fortes e gordurosos, podem fazer mal .

Orientações para seu cão no caso dele ser alérgico .

A alergia é uma característica genética do seu cão , herdada dos pais e transmitida aos seus filhotes . Por ser de origem genética , não há cura conhecida ainda , mas há um controle .

O papel do médico veterinário nesses casos é medicar apenas durante as crises alérgicas eventuais e orientar aos familiares como proceder para evitar a exposição a alergenos ( produtos capazes de causar alergia no seu cão ) .

Por isso siga as instruções e tenha sempre um médico veterinário da sua confiança acompanhando seus animais .

 

1 - Se após o banho seu cão começar a se coçar ou sacudir a cabeça ou espirrar e a pele dele ficar rosada , não use mais o produto ( shampoo ou sabonete ) habitual , entre em contato com o médico veterinário que vai orientar você a trocar para um neutro de quase nenhum perfume , existem várias marcas no mercado , escolha a que mais lhe agradar.

2 – A maioria dos cães alérgicos desenvolve rinite alérgica ( só lembrando : gripe canina não causa espirros ! Se ele espirra , pensar logo em alergia ) .

Então cada vez que seu cão espirrar , pare o que estiver fazendo e monitore o ambiente à procura de causas ( odores ) que possam ter causado o espirro e providencie para que isso não volte a acontecer

3 - Nunca mais use perfume ou desodorante no seu animal ( nem os especiais para cães ) .

4 – Não use produtos perfumados perto do animal , tire da sua casa produtos do tipo “ Bom ar “ , incenso , ceras , desodorizantes de ambientes , desodorantes e outros produtos perfumados em spray .

5 – Desinfetantes à base de cloro , quaternário de amônio , detergente neutro não são tóxicos aos cães , mas em geral possuem perfume , então faça uso somente longe do animal , abra bem a janela para sair bem o cheiro após o uso .

6 –Nunca mais deixe de usar um preventivo para pulgas e carrapatos no seu cão , mesmo se ele não costuma ir à rua passear , o cão do vizinho , um gato ou até mesmo a sola de seu sapato podem ser condutores para as pulgas e carrapatos , e apesar de você não notá-la , uma pulga é suficiente para disparar uma crise alérgica . Não servem shampoos e sabonetes antipulgas , pois eles não tem efeito preventivo , apenas combatem as pulgas durante o banho.

7 – Mantenha a porta do banheiro sempre fechada e evite ao máximo que seu cão fique lá , por ser o local da casa onde se guarda a maioria dos produtos perfumados ( desodorantes spray , desodorizador de vaso sanitário , desinfetantes , perfumes , loção pós-barba , colônias , talcos, sabonetes , shampoos, creme diversos , etc . )

8 – Se há um fumante na casa , ao fumar tire o o cão de perto ou abra bem as janelas para estimular a circulação de ar . Evite o acesso do animal a quartos de fumantes com ar condicionado , pois o cheiro fica impregnado no ambiente por horas .

9 - Antes de viajar com seu cão , peça orientação ao médico veterinário , a respeito do local para onde o cão irá , se informe se tem grama , se tem veterinário na região , se haverá outros cães lá. Pois animais alérgicos podem sufocar , se as bochechas ou o focinho do seu cão c omeçarem a inchar , vá imediatamente com ele ao médico veterinário para evitar que o edema ( inchaço ) agrave e alcance a glote ( garganta - passagem de ar ) , podendo matá-lo por asfixia rapidamente . Por isso a importância de já se ter em mãos um telefone para que você entre em contato .

10 – Evite trocar de médico veterinário toda hora , se identifique com um e permaneça sempre com ele , pois em casos como as alergias é importante conhecer o histórico todo do animal para poder orientar e medicar com maior precisão e eficiência , evitando perda de tempo na resolução dos problemas de saúde do seu animal .

11- Se por ventura você precisar do seu médico veterinário e ele esteja viajando já deixe orientado na clinica que em caso de emergência o médico indicado possa ter acesso as informações obtidas na ficha do seu cão .

Vacinação -

Somente o Veterinário é capacitado para receitar e vacinar seu filhote , ao primeiro sinal de problemas como vômitos , diarréia , ou se ele ficar prostrado não querendo comer ou beber água , entre em contato imediatamente com o médico veterinário . , não dê medicamentos por conta própria . 

VACINAS : 
A vacinação é um dos cuidados mais importantes que devemos ter com o nosso cão . Através da vacina o sistema de defesa “ aprende “ a produzir determinados anticorpos rapidamente . A vacina contém vírus ou bactérias , mortos ou inativados , que NÃO causam a doença , mas ensinam o organismo a se defender dela . 
A “ memória “ do sistema imunológico é relativamente curta nos animais assim há a necessidade de “ relembrar “ periodicamente esse sistema de defesa como ele deve produzir anticorpos . É por isso que precisamos vacinar os cães todos os anos , sem a revacinação o animal volta a ficar desprotegido . 
· Você deve ter a preocupação de saber a procedência da vacina que está sendo aplicada , uma vacina só é considerada boa se tiver como origem um laboratório conceituado , que invista em pesquisa e tecnologia . 
· As chamadas “ vacinas éticas “ são produzidas por esses laboratórios e vendidas apenas para profissionais veterinários que têm o conhecimento de como armazenar o produto e em que condições aplicá-la , a eficácia dessas vacinas é comprovada . 
· As “ vacinas não éticas “ , por sua vez podem ser vendidas para lojas ou pet , por esse motivo , elas são aplicadas até mesmo nos balcões desses estabelecimentos , por vendedores ou funcionários. 
· Como saber o caminho percorrido por essa vacina antes de ser aplicada em seu animal ? Será que foi mantida o tempo todo na temperatura ideal ? Será que o cão estava em condições de saúde ideais para receber a vacina naquele momento ? A eficácia desse tipo de vacinação , feita sem a supervisão de um Veterinário é discutível . Você arriscaria a saúde do seu amigão ? 
Nenhum filhote deve sair à rua ou ter contato com animais estranhos antes de completar a vacinação , apenas uma ou duas doses de vacina não são suficientes para imunizar seu filhote, somente após tomar todas as doses e aguardar mais 21 dias que você poderá passear com ele, esse período é necessário para que ele produza defesas, (anticorpos) suficientes para a sua proteção . 
Quando for levá-lo não o coloque no chão ou deixe que ele cheire outros animais . 
· Nunca atrase a vacina, senão puder vaciná-lo na data prefira vaciná-lo antes do vencimento .· Não podem ser vacinados se estiverem no cio, gestantes, com febre, debilitados , com diarréia , com vermes, animais que recebem a vacina nestas condições podem não produzir defesas suficientes para a sua total proteção . 
NUNCA coloque um filhote em um ambiente que foi frequentado por outro animal que adoeceu / morreu com alguma doença , os vírus resistem por mais de 1 ano no ambiente , a desinfecção não garante total eliminação do vírus . 
· Mesmo com todas as vacinas em dia , “ não deixe “ seu animalzinho ter contato com animais sabidamente doentes por viroses .Nenhum laboratório garante 100% de eficácia da vacinação , pois a resposta de cada organismo é diferente . Vacinado ele está garantido , porém , uma porcentagem muito pequena dos animais pode não produzir defesas suficientes contra os vírus . Nos dias posteriores à vacinação você pode banhar seu animal , exceto se estiver muito frio . Não deixe que ele tome chuva e fique molhado , principalmente no inverno . Qualquer queda de resistência do organismo pode interferir no efeito da vacina

Vermifugação - 

O combate à verminose só terá sucesso através de consultas periódicas ao médico veterinário , vermifugações constantes e medidas que controlem a contaminação do meio ambiente , como recolhimento das fezes e desinfecção dos pisos onde seu cão ficará .

Para cada idade do animal existe uma programação de vermifugação , lembrando que todos os animais existentes no mesmo local deverão ser vermifugados tbém .

Manter o local sempre limpo é muito importante .

Os vermes causam vários problemas à saúde dos cães . A natureza e a extensão das lesões variam em função do número e da espécie de parasitas , de uma forma geral os danos são :

 

• Menor aproveitamento dos nutrientes pelo comprometimento das funções de digestão e absorção .

• Falta de apetite

• Atraso na crescimento

• Perda de peso e fraqueza

• Pêlos sem brilho e eriçados .

• Aumento de volume e dor abdominal

• Anemia e lesões do trato gastrintestinal

• Diarréia

• Vômito

• Reações alérgicas e coceira

• Queda de resistência causando maior predisposição a infecções secundárias

• Morte dos animais especialmente filhotes em casos mais severos .

Portanto não deixe jamais de vermifugar seu cãozinho , veja com o médico veterinário as datas certas , anote e não esqueça . isso é muito importante .

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO
bottom of page