top of page
                                              Manual do seu filhote

Parabéns , você acabou de adquirir um filhote, muitas alegrias o esperam com o seu novo companheiro , mas , como todo filhote , alguns cuidados são necessários para a posse responsável .

 

• Ao ser levado para casa , apresente o filhote sua nova casa .

• A princípio o local escolhido onde o filhote ficará deverá ser delimitado para que aprenda onde ele deverá dormir, comer e fazer suas necessidades, considerando a facilidade de acesso e limpeza ,forre várias folhas de jornal , passe uma delas na urina dele para motivá-lo, ponha-o por cima das outras folhas .

Com o passar dos dias essa área poderá ser aumentada até poder ter acesso a casa toda . ( usem uma tábua, caixas ) claro tomando cuidado para que não caia sobre o filhote ou de preferência providencie um portãozinho , mais não deixem o filhote trancado .

Lembrando que o ideal é que o filhote não fique 24 hs. nesse local,vocês podem e devem tirá-lo desse  cantinho, levá-lo para a sala para brincarem e não podem esquecer de levar um jornal para ele . O local escolhido pelos membros da casa deverá conter um pote de ração e outro para água , uma caminha ou um cobertor colocados a um certo espaço, distante da ração e da água , com jornais para ele ser educado a fazer suas necessidades nesse local .

• Certifique-se de que o filhote não ficará perto de produtos de limpeza , tóxicos ou objetos perigosos .

• Providencie a ração que foi indicada , mude sob a supervisão de um Vet. e mude gradativamente para que não ocorra alterações nas fezes , seu filhote deverá comer ração de filhote até 1 ano de vida para que ele tenha um desenvolvimento sadio .

• O filhote gosta de brinquedos , embora até os 3 meses ele durma bastante , mas haverá os momentos em que ele necessita da sua atenção e carinho , brincar é uma forma de carinho .

• Seja equilibrado : uma pessoa nervosa e instável não pode exigir que o cão seja calmo e equilibrado .

 

Todo o conteúdo deste tópico acompanha o KIT FILHOTE, que será entregue, quando da retirada do filhote de nosso Canil para o seu Novo Lar

 COMO ENSINAR O NOME AO FILHOTE E DEPOIS ADICIONAR COMANDOS .

 

Repita várias vezes o nome dele , ofereça petiscos especiais para cães e chame-o , quando ele vier , dê-lhe um pequeno pedaço , mas não faça isso sempre , quando ele vier apenas acaricie-o sem dar nada para comer para não causar desvio de comportamento .

Procure sempre usar palavras curtas , o cão assimila com muito mais facilidade .

Depois de treinar várias vezes acrescente ao seu nome a palavra “ aqui , por exemplo : “ Baby aqui “ , “ Baby não”, “ Baby desce “ e assim por diante .

Habitue o cão à sua voz e ao nome dele : fale bastante com ele nos primeiros dias que estiver com você .O animal deve sentir no tom de voz do dono se ele está ou não agradando .

Deve-se falar firme e severo quando o cão faz algo errado e carinhosamente quando ele acertar .

CONDICIONAMENTO FÍSICO:

 

A raça não exige grandes doses de atividades diárias .

é capaz de satifazer sua reduzida necessidade de atividade até mesmo em ambientes pequenos, andar e brincar pela casa já representam exercício suficiente para ele.

De qualquer forma , passear é sempre um passatempo rico em estímulos visuais , auditivos e olfativos , mas não exagere na dose , caminhe cerca de meia hora por dia, em horários em que o sol não esteja forte .

Não esqueça que estes passeios deverão acontecer somente quando a veterinária autorizar , isto é , após o quadro de vacinas estar completo . Leve sempre uma sacolinha para limpar suas caquinhas e um pote de água

DESTRUTIVIDADE : ROER OBJETOS

 

Não costuma ser um cão muito problemático , quando filhote, como acontece com a maioria dos cães ,costuma afiar os dentinhos onde não deve , porém, conforme cresce e é educado pela, vai se tornando disciplinado.

Algumas exceções tendem a ocorrer quando ele se sente abandonado.

Dependente da presença dos donos, de vez em quando, pode fazer pirraça por ter ficado sozinho .

Para evitar eventuais transtornos, não o deixe muito tempo só ou, quando o fizer , mantenha-o em locais onde possíveis estragos não sejam tão graves .

Ao pegá-lo roendo , repreenda-o , leve-o a outro local e dê-lhe um brinquedo , agradando-o . Caso ele insista em roer pode jogar uma gotas de própolis puro no local ou algum produto de gosto amargo como vinagre ou alguma coisa com cheiro desagradável para o cão à venda em pet shops .

INTELIGÊNCIA:

 

Observador, atento, é do tipo que sabe onde os donos guardam os petiscos e brinquedos. Só de vê-los  se aproximando do precioso local já demostram entusiasmo. Tbém resolvem com sucesso vários problemas . Há muitos casos de exemplares que aprendem a abrir certas portas e a sinalizar algumas de suas necessidades. Só para ilustrar , volta e meia há cães atraindo a atenção das pessoas para que vejam que a vasilha de água esvaziou ou que a saída para o jardim foi fechada .

 

COM PESSOAS DE FORA DA CASA :

 

Para essa raça , sociabilidade é o grande lema . Demonstrar alegria ao conhecer novas pessoas , festejar as visitas e aceitar agrados até de passantes , são atitudes rotineiras , eles querem mais é atenção. Adoram brincar com qualquer um que lhes dê bola ,as vezes chegam a ser efusivos , recepcionando com pulos de boas –vindas .

GRAU DE ATIVIDADE

Não lembra em nada aqueles cãezinhos que parecem ligados na tomada , ele é moderadamente ativo., curte uma brincadeira e uma correria , mas também adora sossego.

Na maior parte do dia , opta por passatempos calmos , fica deitado num cantinho confortável olhando a movimentação ao redor, passeia pela casa, pede colo, enfim leva a rotina sem maiores agitos .

 

COM A FAMÍLIA

 

Seguindo a regra do reino canino, costuma eleger um dono em especial .

Diferentemente da maioria das raças , contudo , tem uma maneira mais discreta de fazê-lo . Embora até festeje um pouco mais o seu eleito, não deixa de ser particularmente simpático e efusivo com os outros moradores da casa .Faz o estilo companheiro familiar.Gosta da presença de todos e vive variando a escolha de com quem vai ficar.É do tipo que solicita atenção , convidando as pessoas para brincar e dando um jeito de ganhar cafuné .

E caso se sinta ignorado , como tende a ocorrer se deixado sózinho por períodos prolongados,pode ficar tristonho e abatido.

Nessas ocasiões em sinal de protesto, não é impossível que se torne irreverente , aproveitando da ausência dos donos para modiscar o que não deve ou fazer um xixizinho no lugar errado.

O QUANTO LATE

 

Silencioso, não que ele nunca lata , mas não há dúvida de que está entre os cães de pequeno porte mais discretos da espécie canina. Sinalizam quando escutam a campainha ou quando estão muito alegres, mas não é de dar escândalos nem de latir sem motivo.

 

COM OUTROS ANIMAIS

 

Embora haja exceções , a regra é o bom convívio.

E isso vale tanto para a relação entre sexo oposto , como do mesmo sexo.

Trata-se de um cão pacífico .No que depender dele , a vida será amigável com cães de outras raças assim como com outros animais , a exemplo de gatos e aves .


FAZENDO SUAS NECESSIDADES NO LUGAR CERTO

 

O local dele deverá estar com as folhas de jornal mencionadas no começo desse manual ( local escolhido onde ele ficará por mais tempo ) .

Na refeição seguinte assim que ele comeu , fique atento .

Normalmente ele mostra certa inquietude , anda de lá para cá , fareja o chão e se move em círculos , é nessa hora que vc deve agir , leve-o imediatamente ao jornal caso ele não esteja perto e coloque-o em cima das folhas .

Quando ele fizer as necessidades elogie-o acariciando em seguida.

A seguir troque o jornal . mantendo uma folha suja por debaixo das demais ( evita as moscas ) , para  o odor atraí-lo na próxima vez . A partir dái , nas próximas refeições ( geralmente uns 20 min. ) d eve-se observá-lo , se usar corretamente elogie-o , caso contrário repreenda-o usando o nome do cão e a palavra NÃO , no caso de ele fazer fora do jornal , recolha as fezes ( sem que ele veja ) jogue no jornal e limpe bem o chão e desodorize o local com vinagre para eliminar o cheiro .

Nos primeiros dias é importante que ele não fique solto como já disse no começo do manual tbém , para que ele se adapte à rotina da casa e às pessoas , depois vá soltando-o gradativamente e sempre levando uma folha de jornal para ambientes em que ele esteja ( não esqueça ele é um “ bebê “ ) até que ele esteja conhecendo totalmente bem o ambiente assim não correr o risco de ele fazer fora do lugar .

Pode parecer dificil, complicado , mas são medidas adotadas que mais para frente vão fazer toda a diferença , vele muito a pena.

O PRIMEIRO PASSEIO

 

É aconselhável que a rua seja apresentada para o filhote bem cedo , é claro que até receber todas as vacinas o filhote n ão deverá pisar na rua nem ter contato direto com outros cães , pode porém acompanhar a movimentação e os sons de dentro do carro ou no colo e se familiarizar com o que encontrará nos primeiros passeios . Isso ajudará a evitar problemas comportamentais .

Sempre que ele for exposto a algo diferente , deve receber carinho e pestiscos desde que permaneça calmo. Não será recompensado se estiver latindo ou ansioso , medroso ou agressivo .

 

Acostumar-se à coleira :

 

Compre uma coleira de naylon de acordo com o tamanho do filhote , mesmo porque elas não duram até o filhote ficar maior .

Não recomendo enforcador , para colocar facilmente segure o petisco favorito do filhote de modo que ele fique de olho na guloseima em vez de prestar atenção na coleira , assim que estiver colocado dê o petisco .

Nas primeiras vezes é natural que o filhote faça algumas tentativas de tirar a coleira . Nesses momentos desvie a atenção dele mostrando um petisco ou um brinquedo .

Faça várias sessões por dia , de 5 a 15 min . cada , coloque a coleira e após o término tire-a e guarde-a , não deixe o filhote com a coleira sem supervisão até ele estar plenamente adaptado a ela . 

OBEDIÊNCIA, COMO ELOGIAR E COMO REPREENDER.

 

Exemplo de obediência não é .

Embora muito raramente suas teimosias se transformem em problemas de relacionamento com a família , ele é daqueles que de vez em quando , se fingem de surdos ao receberem uma ordem ou que obedecem apenas enquanto o dono estiver por perto .

Uma boa educação , composta por donos presentes, carinhosos e , ao mesmo tempo , firmes para definir as regras e limites , sempre ajuda na formação de exemplares mais predispostos a obedecer . No entanto , uma pitada de irreverência é característica da raça .

 

Como elogiar :

Mostre sua satisfação e entusiasmo usando palavras animadoras ( muito bem , isso mesmo , etc ) . Simultaneamente acaricie -o , faça-o imediatamente após a ação para uma perfeita associação de idéias .

 

Como repreender :

Imediatamente mostre que não gostou , nunca agrida (bater ou esfregar o focinho nas fezes ) nem o coloque de castigo . Olhe-o e diga : “NÃO” em tom energético , sem gritar , passe com naturalidade a idéia de que vc o lidera .

Nunca brinque logo em seguida de uma repreensão .

Se você bater isso prejudicará a autoconfiança, o raciocínio e a atenção do cão .

O princípio básico da educação canina é simples . Consiste em evitar que o cão adquira maus hábitos , repreenda-o quando errar ao mesmo tempo é muito importante elogiá-lo quando agir corretamente para reforçar o bom comportamento .

DEFINA BEM AS PROIBIÇÕES

 

Defina juntamente com seus familiares e ajudantes da casa um código de conduta para o filhote ., Todos devem coibi-lo nas infrações , todos terão que ajudar no treinamento do filhote , não adianta um corrigir e o outro deixar passar, isso irá confundir o filhote e ele não saberá a quem obedecer e o que é certo e o que é errado .

 

EVITE MAUS HÁBITOS

 

Não deixe chinelos e meias perto do cão .

Criar hábitos indesejáveis exige que você os corrija depois.

TEMPERAMENTO COM CRIANÇAS :

 

Até há casos de cães que avançaram nos baixinhos, muito raro, mas para que tenham chegado a esse extremo,esteja certo de que foram muito incomodados .

A raça não tem ímpeto agressivo e costuma ser amigável com todos, o que abrange crianças de qualquer idade , entre os cães de porte similar , esta raça está entre os mais tolerantes com a criançada , claro que convém supervisionar a relação .

 

Raças pequenas podem ser facilmente machucadas d urante as brincadeiras agitadas que os baixinhos costumam promover .

Treinar dentro de casa :

 

Distraia o filhote com petisco , coloque a coleira , comece a andar com ele preso pela guia , ao mesmo tempo estimule-o a seguir a sua mão , exibindo nela um petisco , inicialmente caminhe sempre em linha reta , recompense-o sempre que ele seguir você sem morder a guia nem puxá-la , ele pode andar ao seu lado esquerdo ou direito , atrás ou um pouco a frente de você , se ele puxar ou morder a guia , pare.

Somente ande com a guia frouxa , numca puxe ou arraste o filhote para evitar que ele desenvolva uma associação negativa com a guia .

Quando o cão estiver andando bem em linha reta , crie alguns percursos dentro de casa , ande ao redor da mesa , pare na porta da cozinha , vá para o quintal , volte para a sala , recompense o filhote sempre que ele seguir você com a guia frouxa .

 

Outro treino , deixe no chão brinquedos e petiscos , espalhados pelos cômodos da casa onde você vai passar , ande com ele calmamente na direção dos atrativos , se ele puxar a guia para tentar alcançar algo , pare e permaneça imóvel até que a guia afrouxe , assim que afrouxar continue andando até a recompensa ser alcançada .

Não diga nada durante o exercício , quando sentir a guia tensionada apenas pare , deixe ele perceber que quando puxa a guia não consegue chegar onde deseja .

 

Aplicando o exercício na rua :

 

Depois que ele aprender é só aguardar o término da vacinação para aplicá-lo na rua .

Lá ele encontrará atrativos como cheiros nos postes , árvores , pessoas com cães , mas somente permita que ele atinja os objetos dele com a guia frouxa .

Aproveitem o passeio e não esqueçam de levar sacolinha para recolher suas caquinhas caso o faça e um pote de água para dar a ele .

bottom of page